terça-feira, 31 de julho de 2012


A VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE já tem data marcada. De 19 a 21 de setembro, trabalhadores em educação do país inteiro se reunirão em Recife, Pernambuco, para discutir a pedagogia no Brasil e na América Latina, à luz do Movimento Latinoamericano Paulo Freire.
A Conferência marca a inserção do país na primeira jornada pedagógica latino-americana, organizada pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), com o objetivo de fortalecer a aproximação cultural dos povos da região, em um momento em que o continente vive novas realidades política, econômica e social. A jornada acontece simultaneamente nos países da Região em setembro, mês em que Paulo Freire completaria 91 anos. A ação é fruto do encontro realizado em dezembro de 2011, em Bogotá, na Colômbia, do qual participaram vários representantes dos sindicatos filiados à CNTE.
Trezentos inscritos participarão da Conferência no Brasil. As discussões terão como foco o novo Plano Nacional de Educação e as perspectivas de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, que tem exigido, de um lado, a ampliação do direito à educação de qualidade e, de outro, uma maior qualificação dos/as trabalhadores/as para atender as crescentes demandas da sociedade.
Com relação aos aspectos da pedagogia nacional, o encontro vai pautas os ensinamentos de Paulo Freire para a escola pública, buscando fortalecer os elementos que dão sentido à qualidade socialmente referenciada da educação.
Confira abaixo a programação da VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE
Dia 19 de setembro
    • 9h - Abertura
    • 10h - Conferência: O papel do Estado em defesa do direito à educação de qualidade
    • 14h - Mesa de debate: Currículo e avaliação dos sistemas escolares
    Dia 20 de setembro
    • 9h - Mesa de debate: Financiamento e Sistema Nacional de Educação: desafios e perspectivas à luz do pacto federativo e do novo Plano Nacional de Educação
    • 14h - Mesa de debate: Formação e valorização dos trabalhadores em educação
    21 de setembro
    • 9h - Trabalhos em grupo
    • 15h - Plenária final e encerramento
    (CNTE, 18/07/12, atualizado em 25/07/12)